domingo, 22 de abril de 2018

Lentes de contato

 

   INFORMAÇÕES ÚTEIS:

 

   Muitos pacientes abandonam o uso de suas lentes por causa de problemas que poderiam ser solucionados com tratamentos relativamente simples ou com orientação adequada.

   Além da falta de orientação, outro fator decisivo para que algumas pessoas desistam de usar lentes é a manutenção inadequada ou o uso incorreto de produtos, como por exemplo, o soro fisiológico. Se você não cuida bem de suas lentes, a chance de vir a desenvolver algum tipo de complicação será muito maior.

   É muito importante que você saiba os riscos causados pela substituição do produto de limpeza e desinfecção pelo soro fisiológico. O soro não limpa nem retira os depósitos de proteínas das lentes, deixando-as mais sujas, contaminadas e menos confortáveis. Além disso, o soro pode ser um meio propício à proliferação de microorganismos nocivos à saúde ocular.

   Na verdade, a maior causa de reações tóxicas em usuários de lentes de contato é o uso de soro fisiológico, devido à presença de conservantes químicos na sua composição.

 

 

  

PRINCIPAIS DÚVIDAS:

 

   * As contra- indicações, manutenção e possíveis complicações das lentes de contato cosméticas, são as mesmas de qualquer lente de contato gelatinosa.

 

   * Dormir com lentes de contato aumenta os riscos de complicações, tais como úlcera de córnea.

 

   * Nem todas as lentes chamadas de uso prolongado são adequadas para o uso durante o sono.

 

   * As lentes de contatos podem ser usadas na praia, no mar, piscina ou natação, desde que você não abra os olhos embaixo da água, ou use óculos de mergulho.

 

   * Caso queira usar maquiagem, aplique-a após a colocação das lentes, evitando assim que a lente "traga" resíduos para dentro dos olhos.

 

   * O uso de óculos escuros sobre as lentes de contato não é obrigatório, mais pode trazer mais conforto durante o uso em ambientes muito claros.

 

   * Devido ao alto risco de contaminação, deve-se evitar o uso de lentes em saunas.

 

   * O número/horas de uso da lente de contato por dia, vai depender do tipo de lente e das condições do olho.

 

   * A pratica de esportes não contra-indica o uso de lentes de contato.  As lentes duras podem sair do olho em esportes de contato ou quebrarem em caso de trauma direto ( tênis, squash, golf).

 

 

 

   MAIS ALGUMAS DICAS IMPORTANTES:

 

 

  * Toda lente de contato movimenta-se no olho a cada piscar, podendo em alguns casos deslocar-se. Caso isso se repita muito ou se a lente sair do olho com frequência, avise seu médico.

 

  * Receita de óculos não é receita de lente de contato. As características da sua lente são obtidas após um teste.

 

  * Todo usuário de lente deve ter um óculos, para ser usado em situações inesperadas ( perda da lente, conjuntivite, irritações) e também para uso em casa quando não estiver com as lentes.

 

 

 

   EXISTEM CONTRA-INDICAÇÕES AO USO DE LENTES DE CONTATO?

 

 

   Existem várias situações em que as lentes podem ser contra-indicadas. Devemos ter em mente que nem todos podem usá-las e que nem todas as lentes de contato servem para todos os pacientes.

   O ideal é que antes de usar as lentes, o paciente passe por uma avaliação oftalmológica. Somente após o exame ocular é que poderemos avaliar a real indicação para o uso das lentes, bem como verificar se há algumas doença ocular em atividade que contra-indique ou mesmo interfira no seu uso. E. baseado no exame, saberemos qual a melhor lente para cada caso.

   Apesar de muitos não saberem, as lentes rígidas são mais fisiológicas que as gelatinosas, causando portanto menos complicações. Além disso, do ponto de vista óptico, as lentes rígidas possibilitam melhor qualidade de visão. Isto torna-se mais evidente nos casos em que a superfície da córnea é irregular ( como nos casos de ceratocone, após traumas, úlceras ou cirurgias), pois para essas pessoas, a lente rígida pode ser a única opção para se alcançar uma acuidade visual satisfatória.

   Por outro lado, o conforto das gelatinosas é cada vez maior e sem dúvida responsável pelo grande número de usuários. Houve também um grande avanço nas lentes gelatinosas especiais para correção de astigmatismo (tóricas) e de presbiopia ou vista cansada ( multi ou bifocais).